Formigas são mais nojentas que as baratas

As formigas são amigáveis, bonitinhas, pequenas, não fazem mal. Podem até ajudar a manter a limpeza nas áreas onde estão instaladas. Tudo isso é puro mito! As formigas domésticas são tão ou mais perigosas para a saúde que as baratas. O problema é cultural: elas não causam o mesmo asco e temor, porque são pequenas e não têm aspecto nojento. No entanto, elas têm a mesma capacidade de contaminar alimentos e ambientes com agentes patogênicos que as baratas e são ainda mais difíceis de serem eliminadas.

“As formigas passam por lugares contaminados, como lixo e esgoto. Por isso são vetores mecânicos de organismos patogênicos encontrados nesses locais, que podem acarretar doenças diversas, principalmente as relacionadas com problemas gastrointestinais, como diarréia e vômito”, explica Sérgio Bocalini, diretor executivo da Associação Paulista dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas (APRAG).

A entidade está desenvolvendo um trabalho de esclarecimento sobre as infestações de formigas com o objetivo de alertar os consumidores. “Se uma pessoa vê uma barata em um bolo, ela vai jogar fora o alimento e vai procurar descobrir se há uma infestação. Já se encontrar um bolo cheio de formiga, em geral, apenas tira o inseto ou corta a parte onde ele estava e não se preocupa com o risco de contaminação nem de infestação. É uma questão cultural”, ressalta o especialista. Segundo ele, trata-se de um problema real em residências, restaurantes e lanchonetes, e ainda mais grave em hospitais e clínicas.
Fonte: Jornal de Londrina

2 comentários em “Formigas são mais nojentas que as baratas”

  1. Concordo plenamente. Na aparência que engana muita gente, a formiga esconde várias doenças. Deixe uma barata morta no chão da cozinha e verá todas aquelas formiguinhas que invadem o pote do açúcar, no maior banquete com a barata morta. Éeeca!

Os comentários estão fechados.